Tipos de roupas que precisam de limpeza a seco e por quê?

Lavandaria é uma das partes mais inevitáveis ​​do nosso dia-a-dia. Lavanderia significa lavar todos os tipos de roupas para mantê-las limpas, como limpamos nossa casa todos os dias. Algumas pessoas lavam suas roupas em casa, enquanto algumas que têm horário de trabalho ocupado e não têm tempo livre para lavar suas roupas normalmente vão para serviços de lavanderia para essa finalidade.

Mas às vezes as pessoas têm roupas com o rótulo ‘apenas limpa a seco’. Essas roupas precisam de tratamento especial para lavá-las. Esses rótulos mostram que a qualidade das roupas relacionadas pode se deteriorar se lavadas como se você lavasse outras roupas.

Essas roupas precisam de um método especial para lavá-las, conhecidas como Lavagem a Seco. A maioria dos serviços profissionais de lavanderia também oferece serviços de lavagem a seco.

Mais sobre Limpeza a Seco 

O processo de limpeza a seco de certas roupas e roupas usa um tipo particular de solvente à base de produtos químicos para remover a sujeira e as manchas dessas roupas em vez de água e detergente. Qualquer tipo de sabão e água não é usado na limpeza a seco, pois tem que limpar a roupa sem umedecê-los. Embora o solvente de limpeza usado na limpeza a seco também seja um líquido, mas não umedece as roupas. As roupas sujas são mergulhadas e embebidas em um solvente altamente inflamável para limpar suas manchas e sujeira com sua ajuda. Normalmente, a maioria dos profissionais de limpeza a seco usa percloroetileno para esse fim. Deve ser usado com cuidado, pois pode ser perigoso em caso de manuseio incorreto do solvente. Geralmente, as roupas feitas de tecidos delicados são lavadas a seco, pois a lavagem regular pode danificar seu brilho e aparência luxuosa.

Tipos de roupas precisam ser limpas a seco

Algumas das roupas precisam ser limpas a seco, pois seu tecido precisa de cuidados especiais e atenção durante a limpeza. Esses tecidos podem incluir:

Musselina de algodão ou voile: Por natureza estes dois tipos de tecidos são muito delicados. Eles têm tendência a rasgar se você lavá-los por suas mãos. Então, por essa razão, as roupas feitas a partir delas precisam ser limpas a seco.

Seda: para proteger as fibras de seda natural, os tecidos com mais de 60% de seda precisam de limpeza a seco para os limpar. A lavagem normal das roupas feitas de tecidos mistos de seda pode mudar seu tamanho e forma.

Caxemira: Os tecidos deste tipo não são de natureza áspera e resistente, portanto, para limpá-los, você deve levá-los a profissionais de limpeza a seco.
Couro macio e aveludado: quando algo se espalha nesse tipo de tecido, eles podem criar sérios problemas para você. Por isso, devem ser lavadas a seco para lhes dar uma atenção e cuidados especiais durante a limpeza.

Vestuário bordado, frisado e embelezado: As roupas de tais tipos também precisam ser especiais, pois podem se deteriorar se não forem limpas por profissionais e experientes lavanderias a seco.
Roupas de inverno: As roupas usadas na temporada de inverno são geralmente feitas de tecidos diferentes do que é usado no verão ou estação chuvosa. Então, eles precisam de cuidados especiais ao lavá-los antes de armazená-los para a próxima temporada. Eles podem ser arruinados pelo ataque da traça se armazenados sem a devida limpeza. A fim de manter sua forma e brilho, eles devem ser enviados para uma limpeza a seco adequada.

Razões para secar roupa limpa e limpa

Uma das principais razões para a limpeza a seco de determinados tipos de roupa é aumentar a sua vida útil e garantir a sua melhor limpeza. Algumas das outras razões da roupa de limpeza a seco podem incluir:

Assegure o uso do solvente químico certo: Os produtos de limpeza a seco profissionais utilizam diferentes tipos de materiais de limpeza para limpar completamente os diferentes tipos de roupa. Pode não ser possível para você escolher o tipo certo de solvente para limpar suas próprias roupas delicadas em casa. Portanto, a melhor maneira de limpar suas roupas delicadas é aproveitar os serviços de lavanderias profissionais.

Secagem adequada das roupas: Algumas roupas delicadas precisam ser secas em condições específicas de temperatura para manter sua aparência e tamanho. Pode ser uma situação desafiadora para você secá-las em casa. Apenas uma secadora profissional experiente pode secar suas roupas limpas e secas sem danificá-las.

Remodele as roupas com formas estranhas: certas roupas delicadas como chapéus, protetores de orelha e luvas etc. perdem sua forma real enquanto as lavam em casa. Você pode reformulá-los antes de secá-los após a limpeza a seco. Apenas uma profissional de limpeza a seco sabe como melhorar a forma das suas roupas preciosas e como conservar a sua forma durante muito tempo

Proteção de roupas: Certas roupas feitas de tecidos delicados como veludo, couro e camurça podem precisar de atenção e cuidados especiais durante a limpeza. Os produtos de limpeza a seco profissionais usam materiais de proteção especiais e condicionadores para proteger seu brilho e suavidade. Desta forma, você pode manter suas roupas delicadas e caras, seguras e vestíveis, limpando-as através de lavanderias profissionais, pois elas conhecem todos os métodos para proteger suas roupas o tempo todo.

Preço acessível: A maioria das roupas com rótulo apenas para limpeza a seco não é barata. Por isso, ainda é muito acessível se você gastar algum dinheiro extra para manter sua aparência e forma, limpando-os através de um serviço de limpeza a seco respeitável. Você pode usar suas roupas favoritas por muito tempo, mesmo depois de gastar algum dinheiro em mantê-las limpas.

Estágios de roupas de limpeza a seco

O processo de lavagem a seco envolve certos estágios como:

Fase 1: Pré-tratamento e remoção de manchas: As roupas são tratadas antes da lavagem a seco com uma solução de remoção de manchas para remover todas as manchas completamente e facilmente.

tapa 2: Limpeza a seco: Após a remoção das manchas, as roupas são imersas em um solvente químico na máquina de limpeza a seco e lavadas completamente.

Fase 3: manchas após limpeza a seco: Se alguma mancha permanecer na roupa, mesmo após a limpeza a seco, ela será removida nesta fase.

Estágio 4: Finalização: Nesta etapa, os vincos são removidos das roupas, pressionando-os e dobrando-os para deixá-los prontos para uso.

Conclusão:

Assim, a limpeza a seco de certas roupas feitas de tecidos delicados e outros materiais é necessária para manter sua aparência e forma. É aconselhável aproveitar os serviços de limpeza a seco profissional para este fim, pois eles sabem que tipo de produtos de limpeza e métodos serão seguros para a limpeza a seco eficaz de suas roupas.

LEIA TAMBÉM

RECEBA NOSSAS NOVIDADES